quarta-feira, 22 de junho de 2016

SECRETÁRIA EXECUTIVA E O ASSÉDIO MORAL


É perceptível o assédio moral no dia-a-dia do profissional de secretariado executivo, devido ao jargão de que este está em um ambiente favorável à estas agressões e que são profissionais submissos e não conhecem seus direitos.
Defendemos aqui a ideia da valorização da secretária, e levantamos a bandeira para precaver possíveis situações de terror psicológico ocasionado pelos agressores.

" Estamos muito mais sensíveis ao acompanhar as mudanças diárias na sociedade hoje em dia, sejam elas tecnológicas, religiosas ou de conceitos. Bombardeios de interesses não afetam somente uma ou outra comunidade, mas um todo da população. E no que diz respeito às relações de trabalho, lidamos também com as diferenças de experiência de vida."(comenta a Secretária Paula Rotta Assis).

Muitos gestores se sentem pressionados diante do cenário competitivo do mercado de hoje, e não sabem lidar com seus colaboradores, tornando-os seus parceiros, e preferem agir de forma abusiva.

Neste post, vamos explorar o que torna a secretária executiva alvo do assédio moral dos gestores e quais os meios possíveis para evitar o assédio.

O QUE É ASSÉDIO?

O conceito de assédio moral é " Conduta abusiva, d natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e que expões o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à dignidade ou à integridade psíquica, e que tenha por efeito excluir a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho no exercício de suas funções."

" O assédio moral costuma acontecer com vítimas que reagem contra algum autoritarismo exagerado, geralmente do seu superior direto. Inicialmente o assediador passa a desqualificar a vítima frente aos demais colaboradores, provocando situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego". (comenta a secretária Paula Rotta Assis).

TIPOS DE ASSÉDIO

Assédio moral pode ser caracterizado por dois tipos: 

Vertical: tipo de assédio que os envolvidos são de níveis hierárquicos diferentes.

Horizontal: tipo de assédio que os envolvidos são do mesmo nível hierárquico.

No caso do assédio moral vertical, é importante ressaltar que ele se subdivide em dois tipos:

Descendente: que é a forma mais comum, onde o gestor atinge o empregado com abuso de poder corretivo e disciplinar.

Ascendente: que é causado pela insubordinação e indisciplina causada por um subordinado para prejudicar e atingir de forma significativa seu superior.

" Apesar de menos frequente, mas comum, existem casos de subordinados que são conhecidos por terem condutas inadequadas, passando a importunar seu superior, com o objetivo de ocupar o cargo de seu chefe, por se julgar merecedor do cargo. Assim como um grupo de colaboradores promovem ações para "boicotar" o novo superior, como forma de defesa do antigo gestor." (explica a secretária Paula Rotta Assis.

ASSÉDIO MORAL E A SECRETÁRIA EXECUTIVA

O mercado de trabalho tem sido muito cruel com os profissionais de secretariado executivo, e com as mulheres de forma geral.

Neste caso, o assédio ocorre por pela cultura de uma sociedade ainda machista e antiquada, onde existem pessoas que não aceitam a ascensão de mulheres em grandes organizações. outro fator motivante para desencadear o assédio, é a possibilidade de mulheres que se destacam dentro da organização e alcançam notoriedade e assumem cargos de gestão.

As consequências e desvantagens da prática do assédio moral, pode trazer várias desvantagens para a secretária e a instituição contratante, resultando em alterações comportamentais desse profissional, problemas psicossomáticos e psicopatológicos. A intensidade e durabilidade do assédio no trabalho, vai impactar e interferir em sua vida pessoal, podendo desencadear diversos danos à sua saúde e autoestima. E para a empresa  pode ser gerado desvantagens em decorrência dos prejuízos financeiros e administrativos ocasionados pelo clima da organização, além da redução da qualidade do trabalho exercido.

Não podemos ressaltar a importância da busca pelo aprimoramento nas lacunas existentes na pesquisa e tomada de decisões sobre o assédio moral contra as secretárias que ainda é deficiente, limitado e exíguo.

É fato que já avançamos muito com salários mais compatíveis, com o novo perfil do profissional de secretariado executivo, que hoje já aderiram cargo de gestão, mas ainda temos muito para alcançar.

Vamos divulgar a pratica da "Regra de Ouro" nas organizações: 

A ética da reciprocidade ou regra de ouro, ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que fosse ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).fonte:wikipédia

E incentivar nossos clientes internos e externos a buscar o equilíbrio de suas prioridades: 

DEUS em primeiro lugar 

FAMÍLIA em segundo lugar 

CARREIRA em terceiro lugar 

Realizar ações para levar o entendimento de que carreira de sucesso é apenas uma parte de uma vida equilibrada.


Deixem seus comentários e considerações.

Até mais!







   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Deixe aqui seus comentários, dúvidas ou sugestões.